Notícias

Notícias

Caravanas escolares de Votuporanga e região participam em peso do Fliv 2025

54731353565_ba64221429_k

Mais de 35 cidades da região, com um total de aproximadamente 20 mil estudantes, marcaram presença, reforçando o objetivo do festival: formar leitores para o futuro

O Fliv (Festival Literário de Votuporanga) consolidou-se como um marco na promoção da cultura e do conhecimento. Durante a semana de 11 a 15 de agosto, o evento abriu suas portas para caravanas de escolas municipais, estaduais e particulares de Votuporanga e região, proporcionando uma imersão única no universo da leitura, da arte e da cultura. A iniciativa teve como objetivo aproximar crianças e adolescentes de experiências marcantes, estimulando o desenvolvimento de novos leitores e cidadãos mais conscientes e engajados com o saber.

Com atrações gratuitas distribuídas nos períodos da manhã e da tarde, o FLIV 2025 ofereceu uma programação diversificada e acessível com mais de 600 atividades. Escolas de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guarani D’Oeste, Iturama, Jales, São João de Iracema, Macaubal, Magda, Meridiano, Monte Aprazível, Nhandeara, Ouroeste, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Poloni, Pontes Gestal, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Suzanápolis, Tanabi, Turiúba e Vicentinópolis marcaram presença, reforçando o caráter regional e inclusivo do festival.

A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, analisa que essa mobilização das escolas de toda região demonstrou o sucesso do Fliv, em seu objetivo de criar uma oportunidade ímpar para que cada criança e adolescente vivesse uma experiência marcante.

“O Fliv transcende os muros da sala de aula e se perpetua na formação de indivíduos  apaixonados pelo conhecimento. O sentimento é de muita alegria e gratidão. Recebemos quase 20 mil alunos das redes municipal, estadual e particulares de Votuporanga e toda a região. Para nós, é essencial que a escola esteja dentro do Fliv. Por isso incentivamos e ajudamos os professores a se prepararem para levar esse trabalho para a sala de aula e atingir nossos alunos. Isso é formar leitores para o futuro”, falou.

Cintia Caroline Barbosa de Oliveira, vice-diretora da EMEF Waldomiro Lojudice, de Magda, explicou que escola trouxe 180 alunos, divididos em duas turmas, para que nenhum aluno deixasse de participar. Para ela, a experiência é de suma importância, pois tira os alunos do ambiente tradicional da sala de aula e da escola, proporcionando-lhes um valioso conhecimento cultural que será fundamental para suas vidas. “As oficinas gratuitas e as sessões de contação de histórias foram momentos únicos e enriquecedores.”

Os estudantes de Magda compartilharam suas impressões sobre a participação no FLIV 2025. O aluno Vinicius Marques, do 5º ano A, disse que, além de ter gostado do evento, a participação no Fliv despertou nele o interesse ainda mais pela leitura.

Geovana Rodrigues gostou de assistir a apresentação do Circo do Futuro, além de ter adorado conhecer de perto a Biblioteca Municipal Castro Alves. Fã confessa do livro ‘Diário de um Banana’, Geovana contou que o festival marcou sua vida.

“Nossa, o FLIV 2025 foi demais! Foi tudo muito divertido, um lugar cheio de livros maravilhosos. O festival estimula a gente a ler ainda mais, me deixou muito feliz. Tenho certeza que o Fliv marcou a minha vida para sempre!”, encerrou.

Mais notícias