Encontro foi marcado por momentos de troca intensa e inspiração; objetivo foi ampliar repertórios, despertar novas formas de ensinar e inspirar educadores
Dentro da programação especial dos 15 anos do Fliv (Festival Literário de Votuporanga), a escritora, narradora e pesquisadora das infâncias Kiara Terra ministrou uma capacitação para professores da rede municipal.
No encontro, Kiara, que neste ano também assina a curadoria do Fliv ao lado de Roselaine Souza, apresentou seu método narrativo, desenvolvido ao longo de 28 anos de experiência, unindo teoria e prática para abordar as dimensões ética, estética e artística da contação de histórias.
A formação foi marcada por momentos de troca intensa e inspiração. Para a professora Fabiana Fernanda de Jesus Parreira, Kiara não é só contadora de histórias, mas uma tecelã. “Ouvi-la dá vontade de viver. Não foi apenas uma formação, foi transformação”.
Já a professora Fabiana Saraiva definiu a experiência como uma injeção de ânimo, crescimento e resgate da nossa história, destacando o impacto direto na prática em sala de aula.
A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, disse que o workshop reforça o papel do Fliv: proporcionar experiências formativas para educadores.
“Com estas ações, acreditamos que conseguimos valorizar o conhecimento e promover reflexos positivos na educação, já que o conteúdo absorvido será levado aos alunos da rede”, falou.
O secretário de Educação, Marcelo Batista, comenta que o Fliv vai muito além de um festival literário. É um presente para a educação de Votuporanga.
“A capacitação com Kiara Terra foi uma oportunidade única de ampliar repertórios, despertar novas formas de ensinar e inspirar nossos educadores. Quando investimos na formação dos professores, estamos investindo diretamente no futuro dos nossos alunos. É gratificante ver nossos profissionais voltando para a sala de aula motivados e cheios de novas ideias”, falou.
O prefeito Jorge Seba destaca que o Fliv é um orgulho para Votuporanga e, em seus 15 anos, reafirma seu papel transformador na vida das pessoas.
“Ver nossos professores sendo capacitados por uma referência como Kiara Terra mostra que estamos no caminho certo, unindo cultura e educação para formar cidadãos mais críticos, criativos e preparados para o futuro. Esse investimento é um legado que ficará para as próximas gerações.”
Programação
A programação completa está disponível no site www.fliv.com.br/programacao, acompanhar as redes sociais do Fliv e também da Prefeitura de Votuporanga.
Fliv 2025
O Fliv conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.
Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix, Cincor Tintas e Oral Sin Implantes Votuporanga.
O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.