Foram homenageados o ex-prefeito Junior Marão, a idealizadora do Fliv, Cibeli Moretti, a ex-secretária Eliane Godói e a chefe de departamento de cultura, Marinês Manhani, personalidades fundamentais para a criação e consolidação do festival
A abertura do Fliv 2025 (Festival Literário de Votuporanga) foi marcada por homenagens aos pioneiros que deram vida ao festival, que neste ano chega a sua 15ª edição.
O encontro aconteceu no palco Sesc do Parque da Cultura, na noite de sexta-feira, 8 de agosto, aniversário de 88 anos de Votuporanga, durante a abertura oficial do Fliv.
Foram homenageadas personalidades fundamentais para a criação e consolidação do evento. Receberam homenagens o ex-prefeito e responsável por promover a 1ª edição do festival, Junior Marão; a jornalista e idealizadora do Fliv, Cibeli Moretti; a ex-secretária de Educação, Cultura e Turismo e atual gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godói; e a chefe de departamento de cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Marinês Manhani.
Além do tributo, a Câmara Municipal de Votuporanga, por iniciativa do vereador Dr. Leandro, aprovou e entregou uma Moção de Aplauso a Cibeli Moretti, reconhecendo oficialmente sua contribuição para a história do festival e para a valorização da cultura local.
O ex-prefeito Junior Marão fez o uso da palavra em nome de todos os homenageados. Ele relembrou que, no começo de sua gestão, a cidade tinha apenas uma feira de livros na antiga Biblioteca Municipal, até que Cibeli, Eliane e Marinês chegaram com a ideia do Fliv.
A partir daí, a ideia tomou forma, passou pelas praças Santa Luzia e Matriz, Concha Acústica e ganhou uma nova casa no Parque da Cultura. “Muita gente nos ajudou e chegamos onde estamos”, afirmou Marão.
Estiveram presentes na homenagem o prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba; o vice-prefeito Luiz Torrinha, acompanhado da secretária de Cultura e Turismo, Janaina Cristina da Silva; a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Marília Marton; os deputados estaduais Carlão Pignatari e Danilo Campetti; o presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Daniel David; o reitor da Unifev, Osvaldo Gastaldon; o gerente do Sesc Rio Preto, Thiago Freire; representando a diretoria da TV Tem, Monalisa Sorio; a curadora do 15º Fliv, Kiara Terra; e a esposa do Prof. Milton dos Santos, patrono desta edição do Fliv, Maria Dias.