Destaques da programação incluem mesas de debate, espetáculos, oficinas e contações de histórias, reunindo autores, artistas e educadores em atividades para todas as idades
A 15ª edição do Festival Literário de Votuporanga (Fliv) segue com programação diversificada e gratuita no Parque da Cultura, contemplando atividades para todas as idades. Na segunda, terça e quarta-feira, dias 11, 12 e 13 de agosto, oficinas, espetáculos, encontros, literatura, música e ações interativas tomam conta dos espaços do Parque da Cultura, reforçando a proposta do evento de transformar arte, educação e convivência. Com ações espalhadas pelo Fliv e Flivinho, o evento ocupa de forma integral o Parque da Cultura, transformando o espaço em um grande circuito de literatura, arte e convivência.
Segunda (11/8)
O dia começa cedo com as caravanas escolares com alunos das escolas públicas e particulares de Votuporanga e das cidades no entorno. O receptivo fica por conta da Cia. Aliteatro, que recepciona o público das 7h30 às 16h, com jogos, dinâmicas circenses, musicalização e a irreverência dos palhaços. Entre as primeiras atividades, o Festival promove as contações de histórias “História de um Cavaquinho”, com Rafael de Barros, e “Histórias de Brincar”, com Fernanda Munhão. A programação infantil se mantém ao longo do dia, com apresentações como “O Menino de Trás do Circo” (Cia. Apocalíptica) e “Histórias pra Cantar, Músicas pra Brincar” (Cia. A Hora da História).
O público poderá participar de oficinas variadas, incluindo hip hop, robótica e tecnologia, compostagem e educação ambiental, iniciação musical com instrumentos como violino, violão, percussão e cello. No Espaço Senac, acontecem oficinas como escrita afetiva e autobiográfica, fotografia com celular, estratégia de gestão, realidade virtual e customização de moda.
O Cine Fliv, às 19h30, recebe a Mesa dos Homenageados – Leitura e Primeira Infância, reunindo Bel Santos Mayer, Blandina Franco, José Carlos Lollo e Sérgio Condeço (Portugal), com mediação de Kiara Terra. No período noturno, o destaque vai para o espetáculo O Circo do Futuro, no Circo Show Fliv, e para as apresentações musicais da Camerata Villa-Lobos e do Coral Canto Livre da Escola Municipal de Artes, no Palco Principal.
Terça (12/8)
No quinto dia de Festival, as atividades começam às 8h30, no Espaço Escritores, com Vivências Musicais – Musicalização Infantil, Cultura e Família, conduzida por Eva Moreira, que convida crianças e familiares a experimentarem sons, ritmos e melodias de forma lúdica. Das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, no Cine Fliv, Kiara Terra ministra a Formação de Professores HTPC, voltada ao aprimoramento pedagógico e à mediação de leitura. No mesmo horário, as Oficinas Fliv oferecem a atividade Compostagem e Educação Ambiental, aberta ao público de todas as idades.
À tarde, às 14h, a Biblioteca Flivinho recebe a contação História do Nosso Povo, com a Cia. A Hora da História, enquanto a Prefeitura de Votuporanga promove, no mesmo horário, uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental com o médico do trabalho José Augusto Ressignelli de Lima. Às 15h30, o Cine Fliv apresenta Cancioneiro dos Afetos e Meu Quintal é Maior que o Mundo, com Kiara Terra e Rafael de Barros, unindo música e narrativa.
À noite, às 19h30, o Cine Fliv sedia a mesa “A voz das mulheres – Feminismo e Literatura”, com Nicole Aun, Sidinéia Chagas e Silvani Chagas, discutindo a representatividade feminina nas letras e na sociedade. Encerrando o dia, às 20h, o Palco Principal recebe a Banda Musical Zequinha de Abreu, com um repertório que celebra a tradição e a diversidade musical brasileira.
Quarta (13/8)
Na quarta-feira (13/8), começando também às 8h, o Circo Show Fliv abre o dia com Contos em Cantos – Histórias que a Sorte Traz, seguido, às 9h, pela oficina Robótica e Tecnologia, ministrada por Luciano Junior, na Biblioteca Oficina. Às 10h e novamente às 15h, o público poderá conferir a Narração Especial Ilustrada ao Vivo – “O desenho, a palavra e a história”, com Kiara Terra, Blandina Franco e José Carlos Lollo, também no Circo Show Fliv.
No início da tarde, das 13h às 14h, o Circo Interativo Fliv recebe a vivência de Palhaçaria, com Letícia Mirele e Álvaro Rovares. Às 14h, a Biblioteca Flivinho sedia o Viagem Literária – Literatura Afro-Brasileira, com o grupo Agbalá Conta, enquanto no mesmo horário, na área de Editoras e Livraria, ocorre a oficina de Iniciação em Violino, com a professora Mariane Lagoin.
A programação segue às 17h no Cine Fliv, com bate-papo com o autor Fabio Schunck sobre o livro As Aves no Sesc Bertioga. Às 18h, o Palco Sesc recebe o espetáculo O Pequeno Príncipe, encenado pelo Coletivo de Artistas Passarim de Palco. Encerrando o dia, às 19h30, o Cine Fliv promove a mesa “Quem tem medo ou está fascinado pela Inteligência Artificial, põe o dedo aqui”, com Bruno Souza de Araújo e Raywall Malheiros de Souza, abordando reflexões e provocações sobre as potencialidades e desafios da IA.
Fliv 2025
O Fliv conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.
Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix, Cincor Tintas e Oral Sin Implantes Votuporanga.
O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.