Com o tema “Além das telas: narrativas que abraçam reconexões que incluem”, o festival promove uma extensa grade de atividades gratuitas entre 4 e 11 de agosto
Destacando a importância de transcender as interações digitais e valorizar as conexões humanas através da literatura, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga promove a 14ª edição, que acontece de 4 a 11 de agosto, com mais de 400 atividades culturais gratuitas. Este ano, o evento explora o tema “Além das telas: narrativas que abraçam reconexões que incluem” e conta com a curadoria geral do programador e produtor cultural Lucas Michelani.
Celebrando a riqueza das diferenças humanas, o Fliv promete uma programação diversa e inclusiva, proporcionando um espaço de encontro e troca cultural. No lançamento do festival, realizado no Cine Cultural do Parque da Cultura, foram anunciadas as principais atrações do evento, que incluem dois grandes nomes da música nacional, sendo a cantora Sandra Sá, que abre o festival no dia 4 de agosto, e a banda Biquíni Cavadão, que celebra os 87 anos de Votuporanga no dia 7 de agosto.
Nesta edição, o FLIV 2024 homenageia o renomado escritor Ilan Brenman, conhecido por suas publicações em mais de 15 países e sua atuação como palestrante e educador nas áreas de Desenvolvimento Humano e Storytelling. Com 70 livros publicados e mais de 3 milhões de exemplares vendidos, Brenman é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea.
O FLIV é composto por outras vertentes artísticas como rodas de bate-papo com escritores, contação de histórias, oficinas criativas, sessões de cinema, espetáculos teatrais e musicais, além de um espaço especial dedicado ao público infantil intitulado Flivinho, que neste ano traz novamente para o festival o circo e toda sua ludicidade. A curadoria infantil ficará a cargo de Susana Coutinho, que trará sua experiência em literatura e programação cultural para enriquecer a programação.
O curador Lucas Michelani ressaltou os desafios de fazer uma programação que, através da tela, chegue até o público. “Pretendemos fazer o público se desconectar das telas e se conectarem ao presente, buscando vivenciar um nós coletivo que supera o eu individual”
Sobre Ilan Brenman
Ilan Brenman é um dos autores de literatura mais importantes do país, com um impressionante acervo de mais de 80 livros publicados e reconhecimento internacional, sendo traduzido para diversos idiomas como: alemão, francês, romeno, grego, italiano, espanhol, polonês, sueco, dinamarquês, turco, vietnamita, taiwanês, coreano, chinês, entre outros. Seus trabalhos já foram agraciados com prêmios tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, ele teve dois de seus livros nomeados como finalistas no prêmio Jabuti.
Ilan possui formação acadêmica com bacharelado em Psicologia pela PUC de São Paulo e Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da USP. Ele é reconhecido como uma autoridade nos debates públicos sobre educação, cultura e parentalidade, contribuindo com artigos em jornais e revistas de grande circulação, além de sua atuação como colunista e colaborador em rádios, como a CBN, e participações frequentes em programas de televisão.
Desde 2022, Ilan tem participado do programa Café Filosófico CPFL da TV Cultura. Em 2023, foi honrado com o convite para ser curador de um ciclo de debates intitulado “Como fortalecer a mente infantil e juvenil numa era de incertezas.” Ele também vem ministrando palestras e cursos há mais de duas décadas, e seus cursos mais recentes em uma plataforma espanhola já alcançaram uma audiência de mais de 25 mil alunos, provenientes de todos os continentes.
Mais fotos do autor homenageado disponíveis no Flickr https://www.flickr.com/photos/fliv/