Blandina e Lollo apreciaram desenhos, redações e trabalhos artísticos inspirados em suas histórias infantis feitos pelos alunos da rede municipal e ainda bateram papo com a criançada
A escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo visitaram algumas escolas municipais de Votuporanga.
O casal, premiado e reconhecido na literatura infantil brasileira, é um dos homenageados da 15.ª edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga). Juntos, assinam mais de 60 obras que se destacam pela criatividade, delicadeza e sensibilidade ao retratar o universo das infâncias.
Nas unidades escolares, os autores foram recepcionados por diretores e professores.
Percorreram os corredores, apreciaram desenhos, redações e trabalhos artísticos inspirados em suas histórias. Entre os títulos mais conhecidos estão Quem soltou o Pum, O pum da minha prima, Ernesto, Crônicas da Norma, A Raiva, Os Pombos e A matemática do Urso.
O momento mais aguardado, no entanto, foi o bate-papo no pátio. As crianças, ansiosas para conhecer de perto os criadores das obras estudadas em sala de aula, fizeram perguntas sobre a vida pessoal e escolar dos autores, curiosidades e detalhes sobre seus personagens, além de saber como se conheceram e quando começaram a escrever.
O coordenador do CEM “Prof.ª Anita Liévana Camargo”, Felipe Henrique Viana, destacou que a presença dos escritores trouxe uma experiência valiosa para as crianças.
“Foi uma oportunidade única de conhecer as obras, fazer perguntas e ter um diálogo direto com quem cria essas histórias que tanto encantam”, disse.
A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, disse que o encontro dos alunos com Blandina e Lollo fortalece a conexão entre literatura, imaginação e aprendizado, deixando memórias que vão durar para sempre.
O secretário de Educação, Marcelo Batista, comenta que a vivência aproxima a literatura da sala de aula e mostra às crianças que os livros são feitos por pessoas reais, que compartilham histórias e experiências.
O prefeito Jorge Seba fala que receber autores tão importantes nas escolas é um privilégio que incentiva as crianças a sonharem e descobrirem o poder transformador da leitura.
Os autores visitaram as escolas CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, CEM “Prof.ª Neyde Tonanni Marão” e CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima”.
Fliv 2025
O Fliv conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.
Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix, Cincor Tintas e Oral Sin Implantes Votuporanga.
O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.
Programação
A programação completa está disponível no site www.fliv.com.br/programacao, acompanhar as redes sociais do Fliv e também da Prefeitura de Votuporanga. É o conhecimento, a arte e a cultura ao alcance de todos, na palma da mão. reunindo todos os detalhes de shows, oficinas, bate-papos, vivências, lançamentos literários e intervenções culturais que vão movimentar o Parque da Cultura até o dia 16 de agosto, de forma gratuita e para todas as idades.