O Fliv

História

Realizada desde 2006, a tradicional Feira do Livro de Votuporanga deu espaço, em 2011, ao Fliv – Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do país, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.
A missão do Fliv é a de promover o hábito da leitura, incentivando-o junto à população, desde a infância, por meio de iniciativas que democratizam o acesso aos livros e ao conhecimento.
O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.
Ao longo de suas 14 edições, o Fliv registrou um público de mais de 800 mil visitantes, vindos de mais de 50 municípios.
Já passaram pelo festival renomados escritores, como Alice Ruiz, Alice Sant’Anna, André Dahmer, Antônio Cícero, Chacal, Cristóvão Tezza, Humberto Werneck, Ignácio de Loyola Brandão, João Paulo Cuenca, Lourenço Mutarelli, Marcia Tiburi, Marcelino Freire, Mário Prata, Noemi Jaffe, Paulo Lins, Sérgio Vaz, Veronica Stigger, Pedro Bandeira, Raquel Sartori, Valéria Valls, Cristina Judar, Ronaldo Correia Brito, Sérgio Rodrigues, Ricardo Ramos Filho, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Reynaldo Bessa, Rita Carelli entre tantos outros.
Também estiveram presentes jornalistas, como Caco Barcellos e Maurício Kubrusly. E grandes atrações musicais, como Almir Sater, Biquíni Cavadão, Chico César, Demônios da Garoa, Ed Motta, Fernanda Porto, Funk Como Le Gusta, Jorge Aragão, Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, Pato Fu, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Toquinho, Tiê, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Luedji Luna, Toni Garrido, Margareth Menezes, Maria Rita e Paralamas do Sucesso.

Edições Anteriores

13º festival literário de votuporanga

Período de realização: 6 a 13 de agosto de 2023
Local: Parque da Cultura de Votuporanga
Total de atrações e atividades: 382
Horas de evento: 115
Público aproximado: 80 mil pessoas
Curadoria: Ana Paula Dias Rodrigues (escritora e pesquisadora literária) e Pierre André Ruprecht (escritor e gestor cultural)
Escritora homenageada: Rita Carelli
Tema central: Sustentar mundos, carregar sonhos
Manifesto FLIV: Sustentar mundos é reconhecer a importância de cuidar das formas de vida e dos modos de existência, tanto na esfera natural quanto na social. É um chamado para nos tornarmos guardiões atentos e conscientes, comprometidos em preservar e fortalecer aquilo que é essencial para a nossa própria existência. Carregar sonhos, por sua vez, nos conecta à força vital da literatura e das artes. Como disse o poeta Manoel de Barros, elas têm o poder de nos abastecer diante das realidades cruéis e degradadas do mundo. Através das páginas dos livros, somos transportados para novas dimensões, sonhamos e reivindicamos um mundo melhor. A literatura nos inspira a questionar, a imaginar possibilidades e a construir relações mais significativas e harmoniosas entre nós e com o planeta que habitamos.
Escritores convidados: Rodrigo Ciríaco, Robertinha, Auritha Tabajara, Cristino Wapichana, Lucia Morais Tucuju, Maria José Silveira, Thiago Cóstackz, Wagner Costa Ribeiro e Maria Zulmira de Souza
Escritores regionais: André Luís Gandolfo Duran (Jales), Carolina Manzato, Monize Luiz Santos e Cleber Junio Falquete (Rio Preto), Giovana Lemes Neves (Lins), Rondon, Gabriela Delago Martins, João Ribeiro dos Santos e Maria Ignez de Lima Pedroso (Votuporanga), Gabriel Eduardo Santos da Costa (Turmalina), Janete Vitorino de Camargo e Heitor Emmanuel Koji Kawano (Santa Albertina) e Karen Débora Rodrigues da Silva (Paranapuã)
Mediadores: Reynaldo Damazio, Hárlen Felix e Aliana Lopes Câmara

A 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga evidenciou a leitura como um hábito sustentável, convidando o público a refletir, por meio da arte, em especial a literatura, sobre a relação do ser humano com o ambiente que vive. Neste sentido, a curadoria do FLIV evocou a cultura dos povos originários, destacando como exemplo de uma relação respeitosa e sustentável com a natureza. Bate-papos e mediações de leitura tiveram a participação de escritores indígenas e a escritora homenageada, Rita Carelli, materializa em seus livros as vivências com povos originários do Brasil.

Realização

O 13º Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.