O Fliv

História

Realizada desde 2006, a tradicional Feira do Livro de Votuporanga deu espaço, em 2011, ao Fliv – Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do país, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.
A missão do Fliv é a de promover o hábito da leitura, incentivando-o junto à população, desde a infância, por meio de iniciativas que democratizam o acesso aos livros e ao conhecimento.
O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.
Ao longo de suas 14 edições, o Fliv registrou um público de mais de 800 mil visitantes, vindos de mais de 50 municípios.
Já passaram pelo festival renomados escritores, como Alice Ruiz, Alice Sant’Anna, André Dahmer, Antônio Cícero, Chacal, Cristóvão Tezza, Humberto Werneck, Ignácio de Loyola Brandão, João Paulo Cuenca, Lourenço Mutarelli, Marcia Tiburi, Marcelino Freire, Mário Prata, Noemi Jaffe, Paulo Lins, Sérgio Vaz, Veronica Stigger, Pedro Bandeira, Raquel Sartori, Valéria Valls, Cristina Judar, Ronaldo Correia Brito, Sérgio Rodrigues, Ricardo Ramos Filho, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Reynaldo Bessa, Rita Carelli entre tantos outros.
Também estiveram presentes jornalistas, como Caco Barcellos e Maurício Kubrusly. E grandes atrações musicais, como Almir Sater, Biquíni Cavadão, Chico César, Demônios da Garoa, Ed Motta, Fernanda Porto, Funk Como Le Gusta, Jorge Aragão, Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, Pato Fu, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Toquinho, Tiê, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Luedji Luna, Toni Garrido, Margareth Menezes, Maria Rita e Paralamas do Sucesso.

Edições Anteriores

14º festival literário de votuporanga

Período de realização: 4 a 11 de agosto de 2024
Local: Parque da Cultura de Votuporanga
Total de atrações e atividades: 560
Horas de evento: 110
Público aproximado: 85 mil pessoas
Curadoria: Lucas Michelani (programador e produtor cultural, curador e poeta), Susana Coutinho (mestre em Literatura Brasileira pela Unicamp e gerente adjunta do Sesc Rio Preto) e Roselaine de Souza (arquiteta e urbanista, técnica de programação do Sesc Rio Preto)
Escritor homenageado: Ilan Brenman
Tema central: Além das telas: narrativas que abraçam, reconexões que incluem

Manifesto FLIV:
Em um mundo marcado pela presença constante das telas, o FLIV 2024 convidou o público a olhar para além do digital, valorizando as conexões humanas que nascem do encontro e da palavra. O festival celebrou a literatura como ponte entre corações, um espaço de empatia, inclusão e partilha. Entre livros, música, teatro, dança e oficinas, o evento reafirmou a importância de narrar histórias olhando nos olhos, sentir o chão sob os pés, brincar e celebrar a vida em comunidade. A literatura foi apresentada como caminho para vivermos um “nós” coletivo, superando o “eu” individual e celebrando a diversidade das experiências humanas.
Escritores convidados: mais de 20 autores nacionais e regionais, incluindo mesas literárias, debates e lançamentos.

Realização
O 14º Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Patrocínio: Unifev, Starb, Flash Net Brasil.
Patrocínio por ICMS: Santa Cruz Supermercados, Itamarati, Frulev, Porecatu, Anzai, Arabim, HSA e Modalle.
Apoio: Amigos da Arte – Organização Social de Cultura, Sesc, Senac, Museu da Imagem e do Som, SP Leituras e Câmara de Votuporanga.
Colaboração: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Tudo Vira Cult SP.
Promoção: TV TEM – afiliada da Rede Globo.