PROGRAMAÇÃO

11/08_dom

Brincadeiras de ontem, com Keli Cristina

Amarelinha: é uma brincadeira tradicional onde se desenha uma sequência de quadrados no chão, geralmente numerados de 1 a 10. Os jogadores devem jogar uma pedra ou objeto pequeno em um dos quadrados e, depois, pular de um pé só ou alternando os pés sobre os quadrados, evitando o quadrado onde está a pedra. Eles devem pegar a pedra e retornar ao início sem perder o equilíbrio ou pisar nas linhas. É uma atividade que desenvolve o equilíbrio, a coordenação e a habilidade motora.

 

O Mestre Mandou: Nesta brincadeira, um jogador é escolhido como o “mestre” e dá ordens para os outros jogadores seguirem, começando com a frase “O mestre mandou…”. As ordens podem ser qualquer coisa, desde pular em um pé só até tocar o nariz. Se o mestre não começar a frase com “O mestre mandou…”, os jogadores não devem obedecer. Quem obedecer sem a frase inicial ou não seguir a ordem correta é eliminado ou paga uma prenda. A brincadeira desenvolve a atenção, a obediência a regras e a rapidez de raciocínio.

 

Queimada: é um jogo de equipe onde os jogadores tentam acertar os adversários com uma bola. O campo é dividido em duas metades, cada uma pertencendo a uma equipe. Se um jogador for acertado pela bola e ela tocar o chão, ele está “queimado” e deve sair do jogo ou ir para uma área designada. O objetivo é “queimar” todos os jogadores da equipe adversária. A queimada promove habilidades físicas como agilidade, velocidade e coordenação, além de trabalho em equipe e estratégia.

 

Essas brincadeiras são populares em muitas culturas e proporcionam diversão, exercício físico e desenvolvimento de várias habilidades sociais e motoras.

17h às 18h

Parque da Cultura

Livre

Cultura Popular