Além das telas: narrativas que abraçam, reconexões com incluem
Com a palavra, o curador
“No mundo contemporâneo, somos mediados constantemente pelas telas que nos rodeiam. Janelas em nossos bolsos que nos conectam a outras realidades dentro de nosso país e ao redor do globo. Mas nem sempre percebemos que quem está lá, na outra ponta, quase sempre também é outra pessoa, com suas histórias, seus afetos, desejos e angústias.
Este ano, o FLIV celebra a literatura como ponte entre corações, promovendo a empatia e a inclusão, e expandindo horizontes além da interação digital.Reafirmamos a importância de narrar olhando nos olhos, de colocarmos os pés na terra, brincarmos e brindarmos a vida.
Convidamos todos a se desconectarem das telas por um momento, para se conectarem ao tempo presente, buscando experienciar um ‘nosso’ coletivo, muito maior do que um ‘eu’ individual, acolhendo, abraçando e celebrando a riqueza das diferenças humanas.”
Lucas Michelani
Brincar, explorar, olhar para fora. Saindo da cabeça de cada personagem há diferentes conexões e narrativas que perpassam vários ícones com significados, ações e valores. Essas trilhas criam ideias que resignificam histórias e, através da estética de “elo”, aproximam o personagem (e todos nós) do universo além das telas. O fundo com o papel reciclato dá um aspecto mais tátil às composições.
Autor homenageado: Ilan Brenman
Escritor premiado com publicações em mais de 15 países, palestrante nas áreas educativas e culturais, e educador especializado em Desenvolvimento Humano e Storytelling.
Considerado um dos principais escritores de literatura do Brasil, é Mestre e Doutor em Educação pela USP, bacharel em Psicologia pela PUC, com 70 livros publicados (alguns premiados e traduzidos para o exterior: Alemanha, França, Itália, Polônia, Suécia, Dinamarca, Espanha, Romênia, Portugal, México, Argentina, Chile, Turquia, Vietnã, Coreia do Sul, Taiwan e China) e mais de 3 milhões de exemplares vendidos em sua carreira literária.
Foi colunista da Revista Crescer por mais de 5 anos e da Rádio CBN, abordando temas de educação na era digital, desenvolvimento humano, saúde mental e literatura. É autor do best-seller internacional “Até as princesas soltam pum”.
Curadores
Curadoria Geral
É programador e produtor cultural, curador e poeta. Nascido em Americana/SP, é bacharel em Estudos Literários pela Unicamp, com especialização em Gestão Cultural pelo Senac-SP. É autor do livro de poemas “Ainda algo antes de deitar”, (Oficios Terrestres Edições, 2020), contemplado pelo ProAC Editais 2019.
Possui poemas publicados em revistas como Mallarmargens, Ruído Manifesto, Aboio, Revista Torquato e Revista Uso, entre outros. Atuou na gestão, programação e curadoria de festivais e exposições como a exposição “Hilda Hilst: Cintilâncias” no IEL/Unicamp (2017), LIVRO! – Feira de Editoras Independentes (Campinas, 2022). Festival Internacional de Teatro de Campinas – Feverestival (2016 – 2022), MIA – Festival de Música Instrumental Araçatuba (2023), FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira (2023) e sua edição especial em São Sebastião, no mesmo ano.